o que e finame bndes

O que é BNDES finame e como usar

O BNDES Finame é uma linha de crédito para financiar a produção e a compra de máquinas e equipamentos nacionais, fomentando a indústria nacional em detrimento dos produtos importados, garantindo assim que o dinheiro, o emprego e a renda fiquem no Brasil.

Outrossim, é uma linha governamental, uma vez que o BNDES, banco nacional de desenvolvimento, é um banco de desenvolvimento administrado pelo governo federal.

Portanto quem define as taxas do FINAME BNDES é o governo federal, sendo esta uma política de fortalecimento da indústria nacional.

Já o credenciamento de produtos no finame, aprovação de crédito, não deveriam envolver fatores políticos, pois existem critérios técnicos a serem utilizados, que vamos explicar logo abaixo.

Como cadastrar uma máquina no FINAME?

O processo é extenso e envolve muita documentação, provas de que o produto a ser cadastrado tem o percentual mínimo de componentes nacionais.

Então para pode ter um produto cadastrado e vendido pelo bndes finame é preciso provar que ele tem o percentual mínimo, em peso e valor, para ter seu cadastro aprovado.

Não é a quantidade dos componentes que precisam ser, normalmente, de 80% ou mais, feitos no Brasil. São dois critérios usados, uma combinação deles: peso e valor.

Portanto na formação de preço do produto, que precisa ser apresentada ao BNDES com comprovação fiscal, mais de 80% dos custos do produto precisam ter sua origem no Brasil.

Assim como o peso total do produto precisa ter 80% de componentes nacionais. Mas esse critério é facilmente cumprido. Por exemplo, nas empilhadeiras, o chassi e o contrapeso são fabricados no Brasil e representam quase a totalidade do peso da máquina, sendo infinitamente superior ao motor da empilhadeira que é importado, pois não temos fábrica de motores de empilhadeiras no Brasil.

Por ser um processo muito detalhado, recomendamos que a empresa contrate uma consultoria especializada em cadastro finame BNDES, economizando tempo e dinheiro nesse processo.

Caso esteja a procura de uma, me escreva que eu posso indicar algumas: daniel@empilhando.com.br

Finame consulta

Como consultar se um produto está realmente cadastrado e ativo no FINAME BNDES? Esse processo de consulta é público e está no site do BNDES, nesse vídeo eu explico passo-a-passo como consultar se o equipamento está cadastrado, seu código e como simular um financiamento BNDES:

Consulta código Finame

Preparamos um passo-a-passo pra você consultar o código FINAME de um produto, consultar os fabricantes cadastrados e outras informações. Siga as orientações abaixo.

Primeiro acesse o site do BNDES

Bndes Finame Site
Na homepage clique em “Credenciamento – BNDES Finame”
Consultar Produtos Cfi
Clique em “Consulta e fornecedores e produtos credenciados no CFI BNDES”
Produtos Cadastrados Finame
Clique em “consultar fornecedores e produtos credenciados”
Produtos Credenciados Finame
Consulte aqui fabricantes e produtos credenciados no finame BNDES

Finame simulador

O melhor simulador que encontramos na internet é do Desenvolve SP, outro banco de fomento, mas este do estado de São Paulo.

Eles possuem um simulador online muito rápido e prático onde é possível ver as taxas, desenvolvimento das parcelas, carência, e já é possível solicitar uma proposta pelo próprio banco Desenvolve SP direto para sua empresa, caso vocês estejam no estado de SP.

Se você estiver em outro estado você pode usar o simulador online para ter uma ideia, mas a taxa do seu banco pode ser diferente da deles, isso porque o FINAME é composto por uma taxa do BNDES e uma taxa do banco, privado ou público, que vai solicitar e liberar o crédito ao cliente final.

Acesse o melhor simulador de finame BNDES aqui!

Finame para equipamentos importados

Essa é uma pergunta muito comum e recorrente, por incrível que pareça, rs. Não existe finame para equipamentos importados porque a essência deste financiamento é justamente facilitar a compra de máquinas e equipamentos que tenham mais de 80% de seus componentes fabricados no Brasil.

Ou seja, com esta regra, além do produto credenciado ter que ser montado no Brasil, o BNDES exige que toda a cadeia produtiva seja ativada, no Brasil, porque na composição do valor e do peso os produtos precisam ser nacionais, em sua grande maioria.

Isso força muitas empresas a incentivarem outras, a produzirem novos ítens no Brasil, gerando mais compras de máquinas, mais emprego e renda.

Ou seja, um componente que não é produzido aqui, mas tem alto valor agregado na composição do valor de uma empilhadeira elétrica, faz com que o fabricante de empilhadeiras dialogue com empresas que possuem o potencial de fabricação para que comecem a produzir no Brasil.

Essa é a famosa corrente do bem, uma empresa puxando outra para produzirem no Brasil. E nós como consumidores podemos olhar a origem dos produtos que compramos, e se possível, dar preferência ao produto nacional, pois este ciclo virtuoso de produção nacional acaba nos beneficiando de maneira indireta lá na frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Gastão Madeira, 427 cj13

Ubatuba – SP CEP 11680-000

Daniel Felipe Quaresma dos Santos ME

CNPJ 32.860.139/0001-00

Atalhos do site

© 2020 compartilhamentos autorizados desde que mantido a fonte, com link dofollow.

Apoie! compartilhar no

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Compartilhar no

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn