cuidados bateria empilhadeira

Os cuidados com a bateria da empilhadeira

Quais são os cuidados com a bateria da empilhadeira? É isso que vamos responder hoje.

Além de ser um patrimônio da empresa, e só por isso já merece ser bem cuidada, as baterias das empilhadeiras elétricas são o coração de uma operação logística. Quando elas param, todos param.

Painel informativo com os cuidados para bateria de empilhadeira

Nós da Empilhando desenvolvemos um painel informativo com todas as etapas necessárias para cuidar corretamente das baterias tracionárias de empilhadeiras.

cuidados bateria empilhadeira 2 - Os cuidados com a bateria da empilhadeira
VER ANÚNCIO DO PAINEL impresso em lona com ilhós

No painel colocamo as 5 etapas para cuidar da sua bateria;

  1. momento certo para iniciar o carregamento
  2. resfriamento da bateria antes de carregar
  3. carregando a bateria
  4. completando o nível de água
  5. descanso da bateria

Se preferir, você pode ouvir esse artigo através do nosso podcast:

Iniciar o carregamento da bateria

Qual é o momento certo para iniciar o carregamento da bateria? Posso colocar minha bateria pra carregar com 50% de carga? Essas são dúvidas comuns e vamos responder uma por uma.

Quando colocar a bateria pra carregar?

O ideal é que você coloque a bateria para carregar imediatamente quando a máquina indica a necessidade de recarga.

Normalmente o nível da bateria fica piscando, e a maioria dos equipamentos dá um alerta no painel, quando há um painel.

Demorar para trocar a bateria pode provocar uma descarga profunda, e a bateria não vai carregar corretamente, será necessário chamar um técnico.

Posso colocar minha bateria pra carregar com 50% de carga?

Poder pode. Isso não vai prejudicar a ua bateria, não vai estragar a bateria.

Contudo é importante avisar que toda vez que você coloca a sua bateria de chumbo-ácido para carregar você está encerrando um ciclo. Ou seja, você teria ainda 30% para usar da bateria antes de iniciar um novo ciclo.

A quantidade de ciclos que cada bateria tem depende do fabricante, por favor, consultar o manual ou fabricante da sua bateria. Mas a expectativa de vida de uma bateria tracionária de empilhadeira é de 5 anos ou 3.400 ciclos.

Ou seja, é esperado que sua bateria aguente ser recarregada X vezes. A cada carregamento, seja com 20% de carga, ou com 90% de carga, é um ciclo a menos.

Resfriamento da bateria antes de carregar

É de suma importância deixar a bateria voltar para a temperatura ambiente antes de iniciar o carregamento. Caso contrário ela viria quente da empilhadeira, esquentaria ainda mais no carregamento e voltaria a trabalhar quente, esquentando ainda mais.

Ou seja, a água da bateria vai evaporar rapidamente e você terá problemas no médio longo prazo com a sua bateria.

Por isso a recomendação dos fabricantes é que você espere a bateria chegar na temperatura ambiente antes de iniciar o carregamento. E isso pode demorar 2 horas.

Carregando a bateria

Use o carregador indicado pelo fabricante da bateria, existem carregadores bifásicos e trifásico. Antes de comprar o seu verifique na sua empresa.

Além disso vale a pena ressaltar que a maioria dos fabricantes de carregadores enviam seus carregadores sem o plug de tomada, obrigado o pessoal da operação a chamar um eletricista para fazer a instalação correta do carregador.

Com completar o nível de água da bateria tracionária corretamente?

De todos os cuidados com a bateria da empilhadeira, sem dúvida este é o mais important!

A grande maioria dos problemas com baterias reside aqui. Se o responsável pela bateria completa o nível de água antes de iniciar o carregamento, com certeza o ácido sulfúrico vai vazar por cima da bateria, e escorrer para os lados.

Esse vazamento de ácido pode ocasionar fuga de corrente, queimar o controlador da empilhadeira elétrica, e outros componentes eletrônicos.

O ácido pode furar a caixa de bateria e vazar por toda a máquina danificando uma empilhadeira que pode custar mais de R$ 100 mil, e a própria bateria que custa em média R$ 30 mil.

Complete com água destilada, ou desmineralizada, somente quando a bateria atingir 80% de carga. Nesse momento completar com água até atingir a parte inferior do tubete.

-> ver imagem do procedimento!

Deixando a bateria descansar

Muitas vezes, com a agilidade das operações logísticas, fica difícil controlar há quanto tempo a bateria terminou de recarregar. Mas esse é um procedimento importante a ser feito.

Crie um sistema de controle, de quando a bateria chegou para carregar, quando iniciou o carregamento e quando terminou o carregamento. Assim você aumentará e muito a vida útil das suas baterias.

Deixando a bateria “descansar” por 2 horas após o carregamento serve para esfriar a bateria. Isso porque a bateria esquenta durante sua utilização, esquenta durante o carregamento, se voltar quente para e empilhadeira a evaporação da água poderá ser tão grande que te trará prejuízos no médio prazo.

Para concluir, esperamos ter te ajudado com informações úteis sobre os cuidados com a bateria da empilhadeira. Se você gostou desse artigo, por favor compartilhe no LinkedIn! Isso fortalece e ajuda muito a dar continuidade do nosso projeto.

<- ver todos os artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Gastão Madeira, 427 cj13

Ubatuba – SP CEP 11680-000

Daniel Felipe Quaresma dos Santos ME

CNPJ 32.860.139/0001-00

Atalhos do site

© 2020 compartilhamentos autorizados desde que mantido a fonte, com link dofollow.

Compartilhar no

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Apoie! compartilhar no

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

50% de desconto no curso de operador de empilhadeira