overhang em palete

O que é overhang em palete?

Se você está chegando agora para o mundo da movimentação logística, é provável que não tenha escutado o termo Overhang em palete.

A sua realidade pode ser um pouco diferente, se você já está inserido neste contexto há bastante tempo, e portanto, já está familiarizado com as realidades presentes na armazenagem, mas possivelmente nunca escutou essa palavra.

Se você já escutou o termo, então é um dos poucos que deparam com essa situação e mostra que tem um plano traçado, mas garanto, as pessoas nas situações descritas acima ou até outras possíveis,  não fazem a mínima ideia do que estou falando.

Quando traduzido Overhang para o português encontramos seu significado como “saliência”.  Mas o que isso significa dentro de um processo de armazenagem?

Significa que ao armazenar determinada mercadoria, existem sobras que impactam na maneira que são feitos os níveis de armazenagem, pois, estão posicionadas fora dos contornos dos paletes, isso pode acontecer por conta das características de dimensão do insumo, ou por sua movimentação, que podem sofrer com o deslocamento e mudam de alinhamento da locação dos paletes.

Este cenário costuma ser comum em processos de sacarias, ou até mesmo por uma disposição inadequada dos materiais.

Essas situações são encontradas com frequência na grande maioria dos armazéns logísticos, e por muitas das vezes são negligenciadas.

O overhang tem o seu impacto direto no processo de armazenagem de materiais, seja por conta dos espaços que antes pensando sofrem alterações significativas, ou por ocasionar a perda de material devido à má armazenagem. Por isso já existe ferramenta para calcular a montagem de palete com overhang.

Essas características acabam influenciando no momento de dimensionar determinada empilhadeira para realizar a tarefa de alocar dos produtos nas estruturas portas paletes.

Dois Exemplos De Overhang Em Palete
Exemplos de overhang em palete

Impactos do overhang em palete

De maneira prática, as implicações em não considerar os impactos do overhang em paletes dentro da movimentação logística são as seguintes:

  • redução na velocidade nas operações, pois necessita de uma maior segurança ao transitar entre os corredores;
  • corredor operacional menor, uma vez que produtos mal armazenados ocupam mais espaços;
  • diminuição da capacidade residual dos equipamentos, pois as “sobras” ocasionadas pelo overhang alteram o deslocamento do centro de carga;
  • aumento de danos a estruturas porta palete e também as cargas.

Para assertividade em especificar o equipamento mais adequado, o consultor deverá conhecer in loco a maneira do processo operacional utilizado pelo seu cliente.

Dessa forma, é possível identificar as implicações presentes na movimentação e sanar os desafios propostos pelas características da operação, levando em consideração as dimensões dos paletes somando as cargas que estão alocadas sobre estes.

Sabemos que em nossa realidade brasileira é pouco provável que o gestor logístico consiga adequar a suas operações para resolver as saliências presentes.

Ademais o consultor precisa propor soluções para que a empilhadeira se adeque a operação e não o contrário.

É preciso considerar todas as variáveis a fim de que o equipamento sugerido para realizar uma atividade atenda de maneira segura e satisfatória.

Uma vez o equipamento for entregue, a operação deverá ser segura e produtiva.

Fique atento e evite o constrangimento de especificar o equipamento errado.

PC Junior é especialista em movimentação intralogística e trabalha há mais de 7 anos como vendedor consultivo de máquinas e equipamentos. Conecte-se no LinkedIn com PC Junior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Gastão Madeira, 427 cj13

Ubatuba – SP CEP 11680-000

Daniel Felipe Quaresma dos Santos ME

CNPJ 32.860.139/0001-00

Atalhos do site

© 2020 compartilhamentos autorizados desde que mantido a fonte, com link dofollow.

Apoie! compartilhar no

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Compartilhar no

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn