Historicamente a logística foi considerada uma atividade secundária, sendo utilizada como estratégia dos exércitos em guerra, mantendo-se assim durante séculos.
O desenvolvimento da indústria após o final da segunda guerra mundial, fundamentou-se no aproveitamento da capacidade ociosa e dos novos processos de produção em série. Todos eles desde a venda, o pedido, e a movimentação de estoques eram realizados manualmente, e seu abastecimento era efetuado a proporção que o consumidor era atendido.
A orientação desse processo deu origem a atuação segmentada da logística, considerada basicamente como atividade de transporte de materiais do estoque, da manufatura para o estoque do centro de distribuição e finalmente para o varejista.
Índice
Logística empresarial
O livro “Logística Empresarial” de Ballou, trata das atividades de movimentação e armazenagem, que possibilitam o fluxo de materiais, já iniciando no ponto de aquisição da matéria-prima até o consumidor final, detalha também a fluidez da informação que colocam os produtos em movimento, tendo o propósito de determinar níveis de serviço apropriados aos clientes a um custo coerente.
Nas últimas décadas, as empresas passaram a nortear suas atividades para atender a satisfação plena dos clientes finais e intermediários. Houve maior inter-relação entre os participantes das cadeias de suprimentos e as empresas de manufaturas, passando a logística a desempenhar um papel agregador e de integração dinâmica entre os diversos participantes da cadeia de produção.
Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estoque zero e just in time
Nesta fase surgiu o conceito do “estoque zero”, desenvolveram-se técnicas como o “just in time”, com ênfase nas atividades de planejamento, distribuição e armazenagem, e informatização, que ficaram conhecidas como processo de integração flexível.
Atualmente, o conceito de logística ganhou uma dimensão, e deu-se um entendimento em relação ao seu potencial implícito de estratégia, possibilitando a empresa se posicionar frente ao aumento da competitividade, visando não apenas a redução dos custos da cadeia de suprimentos, mas alavancando os resultados. O enfoque nesta fase é o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM – Suplly Chain Management), que busca além da integração entre os processos ao longo da cadeia de suprimentos a agregação de valor ao consumidor final.
Este processo tem sido utilizado no desenvolvimento das chamadas operações globais: caracterizadas pelo método de planejamento, implantação e administração do fluxo de estocagem de matérias primas, estoque em processo, produtos acabados e informações a elas relacionadas, do ponto da origem ao local de consumo, para satisfazer as necessidades do cliente e com a utilização eficiente dos recursos globais da empresa.
A Logística Empresarial está associada diretamente ao evento de uma organização relacionar-se com o cliente interagindo de forma eficaz com a cadeia produtiva para conquistar o objetivo final – estar competitivamente atuando no mercado.
Controle dos processos logísticos e oportunidades
A atual conjuntura requer para a atividade logística um controle maior dos processos, reconhecer as oportunidades que proporcionem a diminuição de custos e prazos, um aumento da qualidade, disponibilidade dos produtos, entregas planejadas e clareza na gestão dos pedidos, além de flexibilização da fabricação, estudos de longo prazo com acréscimos em inovação tecnológica, novos mecanismos de custeio, novos instrumentos para recombinação de processos e adaptação dos negócios para alcançar um nível de excelência no atendimento ao cliente.
No cenário atual, a grande competitividade retrata um leque de oportunidades, forçando as empresas a encontrarem agilidade, flexibilidade e sobretudo criatividade, com os clientes cada vez mais exigentes e muito bem informados a respeito da qualidade dos produtos, prazos de entrega e não menos importante ao valor agregado aos produtos.
O mercado cada vez mais competitivo, onde os consumidores estão a cada dia mais exigentes, a qualidade de serviço é um diferencial para se adquirir confiabilidade e a supremacia sobre os concorrentes. No entanto, numerosas empresas conseguem obter um aumento de resultados e boa conquista de mercado devido aos serviços logísticos.
A tecnologia intervém cada vez mais a gestão empresarial e está em constante aprimoramento. No aspecto logístico esta tem sido um diferenciador importante para que tenha uma maior vantagem competitiva dentre as organizações.
A gestão do processo logístico permite uma visão global da empresa e da cadeia produtiva como um todo, proporcionando que todos os interesses e pontos relevantes sejam analisados na tomada de decisão. Todos os bens de consumo utilizam-se de processos logísticos para que encontrem-se disponíveis para consumo no seu cliente final.
O mercado possui softwares de grande relevância para a cadeia de suprimentos:
ERP, enterprise resource planning (planejamento dos recursos da empresa)
É um software integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa, tais como: Contabilidade, Finanças, Fiscal, RH, Suprimentos, Patrimônio e Vendas, além de integrar as atividades, automatizar processos, facilitar a gestão empresarial e eliminar a necessidade de vários programas e controles departamentais paralelos;
WMS, warehouse management system (sistema de gerenciamento de armazém)
Este é um software que direciona e potencializa a disposição das mercadorias armazenadas no armazém, utilizando as informações em tempo real, ele é quem fornece o giro do estoque, orientações inteligentes de picking, consolidação automática dos pedidos e cross-docking para potencializar o uso dos espaços nos armazéns. Um WMS devidamente implantado, faz com que a empresa não necessite da experiência das pessoas, o mesmo tem inteligência para gerenciar o sistema, fornecendo também relatórios referentes ao tempo das operações, assertividades dos colaboradores, nível de saturação dos sistemas de verticalização, entre outros;
TMS, Transportation Management System (sistema de gerenciamento de transportes)
Trata-se de um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição, tendo como funções básicas: preparação, execução do transporte, controle de carregamento do veículo, controle de distâncias, rotas percorridas e pagamentos de fretes.
O que faz uma consultoria logística?
É evidente a necessidade de adoção dos softwares de gestão na Logística, e os ganhos que estes possibilitarão aqueles que os adotam. Sem dúvida as organizações que utilizam os softwares de gestão estarão sempre um passo a frente daquelas que não utilizam.
Nós da empresa Falkenburg Consultoria Logística, desenvolvemos projetos logísticos e implantamos os processos e as rotinas da operação, dando todo o treinamento necessário as equipes envolvidas, sempre buscando uma melhoria de processo na cadeia logística.
Independente da estrutura de apoio à distribuição adotada, a tecnologia auxilia nas operações, agregando vantagens e contribuindo para o alcance de melhores níveis de eficácia.
No atual modelo de mercado, em que os clientes estão cada vez mais exigentes, o número de pedidos está ocorrendo com maior repetição e em quantidades menores, assim como a pressão pela agilidade de entrega, exatidão e precisão nas informações, é de grande relevância o ajuste de um sistema para a adequação dos processos logísticos às exigências e à manutenção da competitividade no mercado.
É fundamental avaliar a disponibilidade dos recursos necessários e de tempo para a implantação dos sistemas de gestão. Outro aspecto importante, durante a implantação dos sistemas, é o comprometimento de todos, desde a diretoria até os envolvidos com a operação do dia-a-dia da empresa.
É importante destacar que, a logística integrada não deve ser colocada em segundo plano e sim adotada como parte integrante da estratégia empresarial, pois a logística se tornou um diferencial competitivo nas empresas.
Resumidamente pode-se dizer que a Logística tem como sua função principal buscar o diferencial ofertando um serviço, que agregue valor ao produto, porém, com um custo baixo.
Sobre a Autora
Sandra Mendes Falkenburg é sócia da empresa Falkenburg Consultoria Logística, atuando há mais de 20 anos em desenvolvimento de projetos e implantação de processos logísticos. Possui Bacharelado em Administração e MBA em Logística Empresarial, ambos pela Universidade Estácio de Sá.
Para saber mais acesse: www.falkenburg.com.br
e-mail: falkenburg@falkenburg.com.br