tunel-empilhadeira

Estrutura porta paletes e as empilhadeiras

Numa interdependência direta, a estrutura porta paletes, e as empilhadeiras, são fundamentais para a intralogística moderna.

Não que este seja o único conjunto possível, pelo contrário, existem várias alternativas, mas sem dúvida este é o modelo mais popular no Brasil.

Porta-Palete
Estrutura porta paletes – imagem cedida por BertoliniArmazenagem

O que é uma estrutura porta palete?

Ela serve para armazenar mercadorias unitizadas (paletes, contenedores, caçambas), permitindo acesso rápido a cada unidade de carga e a cada mercadoria armazenada. Podemos destacar que essa estrutura garante o sistema FIFO de movimentação de carga (first in, first out), porque o primeiro palete que entra poderá ser o primeiro que sai, ideal para mercadorias que necessitam de controle de validade no estoque e ótimo para operações de picking (coleta de mercadoria fracionada). Ele também facilita e agiliza nos inventários, e é empregado em cargas que não permitem o empilhamento sobre elas. Geralmente na implantação desse sistema temos que observar alguns pontos:

a – corredor de operação: deverá ser o menor possível porque assim vai proporcionar maior densidade de armazenagem. Geralmente equipamentos retráteis utilizam a largura do corredor de 2.900mm entre paletes, dependendo da elevação máxima dos garfos e da carga residual. É importante ressaltar que a largura do corredor deverá ser entre paletes porque às vezes os projetos apresentam essa medida entre montantes (colunas da estrutura) e como sabemos os paletes ficam em balanço 100mm de cada lado, ou seja, a largura do corredor operacional será reduzida em 200mm, aumentando o tempo de movimentação de carga e às vezes impossibilitando a manobra do equipamento.

Em corredores muito longos geralmente utilizamos túneis a fim de reduzir o tempo de movimentação das empilhadeiras entre os corredores. Dependendo da operação, às vezes, é melhor a aplicação de transpaleteiras para movimentação horizontal de carga.

tunel-estrutura-porta-palete
Túnel para empilhadeira – imagem cedida por BertoliniArmazenagem

Túnel para empilhadeira

b – capacidade de carga residual: desejável a maior possível para garantir maior segurança na operação e facilitar a distribuição da carga na estrutura.

c – localização: verificar o posicionamento das colunas estruturais do armazém no layout com o objetivo de não reduzir a quantidade de posições-palete; a posição das luminárias nos corredores; a junta de dilatação versus o local de movimentação das empilhadeiras.

d – cuidados: aplicação de proteção contra choques provenientes dos equipamentos de movimentação. Não exceder o peso máximo da carga definido pelo fabricante e utilizar paletes com as dimensões corretas e escolher fabricantes que aplicam a norma ABNT NBR 15524. Porque muitos acidentes dentro do armazém são provenientes desse choque da empilhadeira contra a estrutura.

e – operações em altura: quando uma pessoa é elevada para realizar o picking (seleção de pedidos), exige-se a certificação NR35 e recomenda-se a utilização de selecionadora vertical de pedidos, sendo este o equipamento mais seguro para esse tipo de operação.

manuseio-mercadorias
Área de manuseio – imagem cedida por BertoliniArmazenagem

Área de manuseio ao lado da estrutura porta-palete. É onde as cargas são conferidas e separadas, porque muitas vezes os paletes precisam ajustados de acordo com o pedido do cliente final, que não necessariamente comprou uma palete inteiro.

Mas não só isso, esse espaço é também usado para verificar a integridade das caixas para que o pedido do cliente final seja atendido em sua integralidade.

Voltar à página principal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua Gastão Madeira, 427 cj13

Ubatuba – SP CEP 11680-000

Daniel Felipe Quaresma dos Santos ME

CNPJ 32.860.139/0001-00

Atalhos do site

© 2020 compartilhamentos autorizados desde que mantido a fonte, com link dofollow.

Compartilhar no

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Apoie! compartilhar no

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

50% de desconto no curso de operador de empilhadeira