top of page
Daniel Santos

A chegada das baterias de lítio para empilhadeiras elétricas



Índice

Uma evolução após 150 anos

Quase 10 anos atrás, a primeira bateria de empilhadeira de íon de lítio impulsionou uma empilhadeira experimental pelo chão das instalações de um grande fabricante.

A partir daquele ano houve um avanço muito rápido, onde em 2016 iniciou-se o impulso na fabricação de empilhadeiras elétricas utilizando baterias de lítio.

A bateria de lítio pode ser fabricada com vários compostos químicos diferentes, sendo os mais utilizados no segmento: NCA, NCM e LifePO4 (Lítio ferro fosfato).

Algumas empresas optaram pelo uso da LifePO, por se tratar de um composto que não traz risco de explosão nem de incêndio.

A vida útil de uma bateria de lítio torna-se diferente de acordo com o composto utilizado, podendo variar de 1500 a 7000 ciclos de vida.

As baterias de lítio possuem um rendimento de 47% com relação às baterias de chumbo-ácido, conforme indica a curva de Ragone abaixo, na cor amarela:

Embora seu custo seja mais alto, muitas empresas buscam essa tecnologia pelo fato de não necessitarem de sala para troca de bateria e funcionários terceirizados para tomar conta da sala, o que gera grande custo para as empresas.

Algumas tecnologias permitem trabalhar 3 turnos com uma única bateria o que pode gerar uma economia de até R$ 4 mil por mês, pois não necessita de sala de baterias, manutenção diária, não necessita de estrados nem carros para armazenamento de bateria, pois a mesma não necessita ser retirada da máquina. Além de uma economia de 50% de energia elétrica.

A grande sacada das baterias de lítio é o fato de receberem cargas parciais durante a operação sem causar danos a bateria, além de seu tempo de recarga, que permite uma carga completa em até 1h, diferente das baterias de chumbo-ácido, que entre descanso inicial, processo de carga e descanso final necessitam de até 16 horas.

Entenda as 16 horas necessárias para carga e descanso das baterias de chumbo ácido:

  1. 4 horas de descanso antes de recarregar

  2. 8 horas para carregamento completo e equalização

  3. 4 horas para descanso e baixa de temperatura

Segue um breve comparativo entre baterias tracionárias de empilhadeiras, chumbo-ácido e de lítio ítrio ferro fosfato:

A JLW foi a primeira empresa no Brasil a desenvolver uma bateria de lítio, sendo a única empresa que utiliza o composto LifeYPO4 (Lítio ítrio ferro fosfato) por questões de segurança e visando o mercado de reposição criou uma bateria que pode ser instalada em qualquer máquina, de qualquer marca ou modelo não alterando as configurações da máquina, ou seja uma bateria independente da máquina.

Carregador de bateria de lítio

É importante utilizar nas baterias de lítio carregadores indicados pelo próprio fabricante da bateria, ou que sejam desenvolvidos e aferidos de acordo com cada composição química de cada bateria. O uso errado pode vir a causar acidentes.

Baterias de lítio e o meio ambiente

Quando falamos de bateria de chumbo-ácido, falamos em meio ambiente. O produto que usa ácido sulfúrico como reagente e que deve ser descartado apenas por empresas credenciadas ou indicadas, é altamente contaminante, uma vez em contato com o solo, a contaminação está feita.

Diferente das baterias de lítio ítrio ferro fosfato, onde sua caixa é plástica e reciclável, assim como os polos feitos em alumínio, o lítio é um composto utilizado em remédios, não causando mal à saúde, e seu reagente ítrio e ferro fosfato vem da natureza, podendo ser descartado sem perigos. (ver artigo sobre o descarte das baterias de chumbo-ácido)

Portanto, as baterias de lítio para empilhadeiras elétricas, além de um produto eficiente, é um produto 100% sustentável, o que é muito importante para as empresas que possuem uma iso 18000.

Para maiores informações, leia o site da JLW: baterias de lítio para empilhadeirasEm caso de dúvidas entrar em contato com João Carlos Waldmann pelo e-mail: jc@jlweletromax.com.br.

bottom of page